Timor-Leste

“A celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP vem novamente ao nosso encontro, neste 5 de Maio de 2021, e novamente nos interpela para sentirmos e festejarmos juntos os nossos valores e língua comum.

A língua portuguesa é construtora de pontes que cimentam relacionamentos, através dos quais se estabelecem laços de comunicação e de convivência entre congéneres e outros pares interessados.

O “Português” faz parte da história da nação timorense. Acompanhou-nos, acolheu-nos e apoiou-nos de muitas maneiras quando lutámos pela Liberdade, a Justiça e a vitória do Direito Internacional no nosso país. Os nossos povos partilham um história longa. A não consideração do Português como a língua oficial seria um exagerado risco para o futuro da nossa nação, pois colocaria em causa a nossa identidade.

Num mundo cada vez mais interconectado, refletir sobre a língua portuguesa é pensar sobre a língua em todas as suas dimensões, assumindo o seu valor como língua global, de comunicação internacional, de trabalho, de cultura, de ciência e de lazer.

O português é uma língua de destaque no mundo moderno, é uma língua internacional, falada por cerca de 240 milhões de pessoas nos cinco continentes. E esta escolha exerce um importante desempenho nas relações de Timor-Leste com o mundo lusófono, o que simultaneamente significa estreitar as relações entre ambos nos diversos domínios: cultural, económico e político. A língua portuguesa desenvolve fortes relações, sociais e internacionais, sendo ao mesmo tempo fator de união, identidade e força.

Acresce que a implantação regional dos nossos países – nos cinco continentes – é propícia ao alargamento da atividade e da influência da organização. O potencial da língua portuguesa pode ser aferido pelo interesse crescente que tem despertado em países sem ligação direta à área da cultura e Língua Portuguesa.

A Língua Portuguesa, elo aglutinador originário, é um instrumento poderoso para alargar a nossa afirmação internacional e, com ela, a promoção dos valores que partilhamos.

Por nos encontrarmos no Sudeste Asiático e brevemente integraremos a ASEAN, levamos a língua e a cultura portuguesas para esse canto do Mundo e levamo-las ainda na nossa participação ativa em fóruns como a Iniciativa de Shangri-La, em Singapura, e o Diálogo Internacional de Defesa de Jacarta, e em organizações internacionais, como o g7+.

A celebração deste Dia, este ano, realiza-se como é evidente num contexto particular – o da pandemia da COVID-19- , que está a levar a humanidade a enfrentar uma crise grave.

Ainda que este ano não seja possível realizar eventos de forma presencial, é de extrema importância assinalar este dia com um espírito de solidariedade, que é tão próprio da nossa comunidade. Produto de uma história multissecular e transcontinental, a língua portuguesa pode ser o fermento de uma nova resiliência, através do poder de evocação e de unidade de muitas culturas, que se enriquecem mutuamente através das suas diferenças.

É nesse espírito de união e solidariedade que convidamos todos os cultivadores da língua portuguesa a aproveitarmos do facto de termos voltado a encontrar tempo para ler, para falar com amigos, para ouvir música, para visitar virtualmente espaços culturais, para viajar por destinos mais ou menos longínquos, para fazerem tudo isso, e porventura mais, em português e dessa forma festejarmos, todos em conjunto, o Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP.

Convido-vos a conhecerem melhor este projeto de Galeria da Arte Lusófona e assim saborear os projetos que são desenvolvidos a nível cultural pela CPLP.”

Francisco T. Cepeda
Embaixador de Timor-Leste em Bruxelas


DADOS DO PAÍS

Designação Oficial: República Democrática de Timor-Leste
Capital: Díli
Outras cidades importantes: Baucau, Manatuto, Aileu e Liquiçá
Data da actual Constituição: Maio de 2002
Língua: as línguas oficiais são o Português e o Tétum

EMBAIXADA EM BRUXELAS

Embaixada de Timor Leste Junto do Reino da Bélgica e da União Europeia/Embassy of Timor-Leste to the Kingdom of Belgium and the European Union

E-MAIL: info@timor-leste.be
TEL: +32 2 735 96 71
FAX: +32 2 733 90 03 
END: Av. de Tervuren 102, 1040 Etterbeek
WEBSITE: http://www.timor-leste.be/tet/ben-vindo/