Guiné Equatorial

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em 2009, fez do dia 5 de Maio uma data para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Dez anos mais tarde, durante a celebração da 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, a data de 5 de Maio foi proclamada Dia Internacional da Língua Portuguesa.

A língua portuguesa não é apenas uma língua difundida no mundo, mas também, hoje em dia, uma língua de comunicação internacional e dedicada ao crescimento.

Todos os anos há a celebração dos dias dedicados às línguas faladas no mundo. Estas celebrações visam promover a diversidade de línguas e culturas, e são uma oportunidade para tornar a comunicação internacional consciente da história, cultura e utilização de cada uma destas línguas. Esta diversidade de línguas é um valor fundamental de importância estratégica e um factor essencial para uma comunicação harmoniosa entre as nações a fim de promover a unidade na diversidade, compreensão, tolerância e diálogo.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa na Bélgica encontra-se num ambiente cheio de oportunidades, devido à diversidade cultural, linguística e histórica da sua população heterogénea, bens que lhe são oferecidos, e deve aproveitá-los, a fim de se tornar mais conhecida, de se estabelecer melhor no ambiente tecendo novas relações, de comunicar melhor com este ambiente, com o qual é chamada a interagir, e de se espalhar melhor com vista ao futuro.”

H.E. Mr Carmelo Nvono-Ncá, Embaixador da Guiné Equatorial


DADOS DO PAÍS

Designação Oficial: República da Guiné Equatorial
Capital: Malabo, cerca de 100 mil Habitantes.
Outras cidades importantes: Bata.
Línguas oficiais: Português, Espanhol e Francês

EMBAIXADA EM BRUXELAS

Ambassade de Guinée Équatoriale auprès du Royaume de Belgique, des Pays-Bas, de l’Union Européenne et du Grand-Duché de Luxembourg. 

E-MAIL: guineaecuatorial.brux@skynet.be
GSM: +32 (0) 465457780 / 468383047
FAX: +32 (0) 234653309
END: Place Guy d’Arezzo 6, 1180 Uccle, Bruxelles (Belgique)
TEL: +32 (0) 23462509