Gláucia Nogueira

Gláucia Nogueira brasileira e cabo-verdiana.
Estudou jornalismo na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, em São Paulo, entre 1982 e 1985.
Residindo na cidade da Praia a partir de 2002, trabalhou em vários órgãos de comunicação cabo-verdianos – Paralelo 14 (2002-2005), A Semana (2006), Fragata e Iniciativa (2005), entre outros – e foi correspondente da revista angolana África 21 (2007-2015). Na Universidade de Cabo Verde, atuou na área da comunicação e das edições e também lecionou (2007-2013). Lecionou também na Universidade de Santiago (2012).

Pesquisadora musical, Cabo-Verde e Brasil.

Mais sobre a pesquisadora: Viveu em França no final da década de 1980 e chegou a Portugal em 1990. Ao mesmo tempo que trabalhava na Agência Lusa, teve os primeiros contactos com a cultura cabo-verdiana, ao colaborar com o Novo Jornal Cabo Verde, cobrindo atividades ligadas à comunidade cabo-verdiana em Lisboa.
Em 1994, viveu alguns meses na cidade da Praia e foi nesse período que surgiu a ideia de pesquisar sobre a música do arquipélago. De regresso ao Brasil em 1995, começou a elaborar o projecto que em 1997 a leva de volta a Portugal, onde inicia uma longa pesquisa bibliográfica e discográfica sobre a produção musical cabo-verdiana. O objectivo é produzir um dicionário dos personagens da música de Cabo Verde – concluído em 2014 e publicado em Março de 2016: Cabo Verde & a Música. Dicionário de Personagens.
Enquanto preparava essa obra, publicou outros livros, regressou à universidade e formou-se em antropologia. Mais tarde dedicou-se à área do património cultural imaterial, investigando o batuku, no mestrado na Universidade de Cabo Verde (concluído em 2011), e as músicas de origem europeia no arquipélago, no doutoramento na Universidade de Coimbra (concluído em 2020).

PUBLICAÇÕES

Cabo Verde & a Música. Dicionário de Personagens (Lisboa, Ed. Campo da Comunicação, 2016) – dicionário de personagens da música cabo-verdiana, em Cabo Verde e na diáspora, com 964 entradas (artistas, grupos, professores, produtores, construtores de instrumentos, regentes de bandas, etc.)

Notícias que fazem a História. A música de Cabo Verde pela imprensa ao longo do século XX (Praia, edição da autora, 2007.Reeditado em ebook, 2020) – conjunto de textos baseados no que os arquivos guardam sobre a cultura e a música do país (também em ebook).

O Tempo de B.Leza. Documentos e memórias (Praia, Instituto da Biblioteca nacional e do Livro, 2006. Reeditado em ebook, 2020 – em breve será lançada a tradução para inglês) – sobre a vida e obra do compositor Francisco Xavier da Cruz.

Batuku de Cabo Verde. Percurso histórico-musical (Praia, Pedro Cardoso Livraria, 2015) – resultado do mestrado em Património e Desenvolvimento, na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), sobre o género musical batuku enquanto elemento do património imaterial do país.

PROJETO WEB

Museu Virtual Musical – Cabo Verde

O museu virtual propõe um mergulho no universo musical cabo-verdiano em toda a sua complexidade, mostrando as práticas musicais de Cabo Verde, ou não; em Cabo Verde, ou em outros lugares;  praticadas por cabo-verdianos onde quer que estejam e ainda por outros, que se deixaram envolver nos sons e criações desse universo.  Personagens, instrumentos, histórias, memórias, expressões musicais, documentos, livros, discos, músicas, fotos, vídeos… O lema do projeto é: “preservar a memória para poder contar a História”.

BLOG