Daniel Monteiro Junior

“Nasci na ilha vulcânica do Fogo, Cabo Verde, no meio do Atlântico. Inspirado por oceanos e montanhas, sou apaixonado por fotografia desde os 15 anos de idade. Completei um curso de fotografia em Toulouse, França, em 1992, e em 2001 um curso de Fotojornalismo em Portugal.
Entre 2001 e 2011, aperfeiçoei o meu estilo pessoal, chegando à conclusão de que era mais fácil fazê-lo do que tentar pensar e defini-lo. Para mim, a fotografia representa a arte e simboliza o meu ser como pessoa e como cidadão, dando vida às minhas fotografias ao mesmo tempo que deixa os outros interpretarem o meu “clique”.”

Fotógrafo, Cabo Verde

“Sou mais atraído pelo contraste da luz e das expressões humanas.
A fotografia como forma de arte deve ser sempre criativa, enquadrada num conceito ou numa visão do fotógrafo. Por outras palavras, o fotógrafo deve fazer sempre parte da sua composição, transmitindo um certo mistério enquanto considera a perspectiva do espectador. Na maioria das vezes, o fotógrafo constrói um grande desafio para si próprio; outras vezes, uma certa desilusão. Ainda assim, criando o seu próprio estilo, a visão do fotógrafo será sempre reflectida através dos temas. Consequentemente, a nossa percepção e apreciação do mundo que nos rodeia deve estar directamente ligada ao nosso próprio modus-operandi.”

Moçambique

Moçambique

Praia, Cabo-Verde

Moçambique

Lisboa, Portugal

Lisboa, Portugal

PORTFOLIO ON-LINE