Brasil

“A língua portuguesa é um patrimônio compartilhado por países muito diversos, localizados em diferentes pontos do planeta, mas unidos por uma forte identidade histórico-cultural que os distingue do resto do mundo. Na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), as nações lusófonas reúnem-se em torno dessa grande riqueza que compartilham, o idioma português, para descobrir, juntos, a riqueza cultural que é peculiar a cada um de seus membros.

No dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, comemoramos a data em Bruxelas de forma virtual, como impõem os cuidados devidos em meio a uma crise sanitária como a que enfrentamos todos.

O Brasil – por suas dimensões, seu multiculturalismo, sua diversidade extraordinária em todos os aspectos – é, em si próprio, um universo inteiro. No Brasil, esse universo inteiro de raças, crenças, ideologias e costumes, o idioma português, “a última flor do Lácio” nos dizeres do poeta Olavo Bilac, sempre foi a ferramenta valiosa que nos propiciou promover a união por meio do diálogo, fomentar a solidariedade em meio a tantas diferenças, assegurar que permaneceríamos unidos frente a toda adversidade.

Dos pampas gaúchos à imensa floresta amazônica, das praias tropicais no Atlântico ao Pantanal Matogrossense, todos falamos no Brasil, com orgulho, a mesma língua pátria, o português. Em um mundo tão fragmentado, o Brasil é um milagre que muito deve à língua portuguesa.

Na ocasião em que celebramos a grandeza do idioma que Portugal compartilhou com o mundo, bem como as notáveis culturas que surgiram associadas a nossa língua comum em cada um dos países membros da CPLP, quero juntar-me aos demais representantes dos países lusófonos em Bruxelas para convidar todos os milhares de membros da comunidade de língua portuguesa na Bélgica a celebrar conosco palavras importantes de nosso idioma como solidariedade, união e comunidade, todas elas fundamentais neste momento de crise que atravessamos, mas também arte, música, beleza e celebração, refletidas no trabalho de nossos valorosos artistas.”

Haroldo de Macedo Ribeiro, Embaixador do Brasil


DADOS DO PAÍS

Designação Oficial: República Federativa do Brasil

Capital: Brasília

Outras cidades importantes: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba, Recife, Manaus, Porto Alegre e Belem

Data da actual Constituição: Outubro de 1988. Alterações introduzidas posteriormente

Língua: Português

EMBAIXADA EM BRUXELAS

Ambassade du Brésil à Bruxelles | Ambassade van Brazilië in Brussel

E-MAIL: brasemb.bruxelas@itamaraty.gov.br
END: Boulevard Saint-Michel, 27, 1040 Etterbeek
TEL: +32 (0)2 640 20 15 Fax: +32 (0)2 640 81 34
WEBSITE: http://bruxelas.itamaraty.gov.br/pt-br