Ana Torrie

Pós-graduação em Gravura, mestrado em desenho e técnicas de impressão e Licenciatura em escultura na FBAUP (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto). No Brasil, realizou o projecto de Investigação em Gravura na UFRJ – Rio / UFES – Espírito Santo.
Seu livro “Silvestre” foi adquirido para a colecção de livros de artista da Fundação Calouste Gulbenkian.

Gravurista /escultora, Portugal

Mais sobre a artista: Foi de Erasmus a Cracóvia na Akademia Sztuk Pieknych Im. Jana Matejki. Fundou em 2013 e é coordenadora do Atelier Guilhotina – oficina de gravura, impressão e autoedição, residências e workshops, sendo seu principal projecto o “P.A. – Prova de Artista” – Encontro Internacional de Gravuristas, Impressores e Editores, já na 7a edição. Criou a “Chapa Azul” – Oficina Móvel de Gravura (Bolsa Gulbenkian, 2015-2017).

Foi fundadora (2012) e Presidente da extinta (2019) “Verde Rubro Associação Cultural e Artística”. Exposições recentes: “onde a erva murmura” no Museu Júlio Dinis em Ovar e ‘por que te escondes nos arbustos negros’ na Cooperativa Árvore (obra adquirida coleção BERARDO).

Obra Abismo: Prémio do Júri na “5ª Bienal Internacional de Arte de Espinho”, adquirida pelo Tribunal da Relação do Porto na exposição “Sophia Mulher Poesia”, e pelo programa “Aquisições” da Câmara Municipal do Porto.

Silvestre, 2018

Por que te escondes, 2019