Cabo Verde

” Não serão poucos nem simples os desafios que nos esperam. Esta pandemia mortífera da Covid-19, mais do que vidas, ameaça ceifar os sonhos e a esperança das nossas nações de construir um mundo novo e melhor para as actuais e futuras gerações de angolanos, brasileiros, cabo-verdianos, guineenses, moçambicanos, portugueses, santomenses, timorenses e de outras comunidades de expressão portuguesa.

As premonições mais otimistas dão conta de um mundo assustador à espreita. Na verdade, supõe-se que a era pós-Covid-19 descenderá apinhada de novas ameaças e desafios que seguramente não deixarão de pôr à prova a nossa clarividência e assertividade nas políticas, acções e medidas.

Porém, nem a mais pessimista de tais presciências logrará demover a nossa confiança no futuro ou impedir a caminhada, cada vez com mais determinação e vontade, nos trilhos que hão-de afluir na fortificação da cumplicidade e colaboração dos nossos povos e países.
Somos CPLP, afinal. Quanta sorte, a do mundo, de ter na CPLP o melhor exemplo de irmandade e de tolerância, valores que deveriam prevalecer entre todos os povos.

Esta comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP exalta, pois, a amizade entre os estados membros da CPLP e contribui decisivamente para o reforço dos laços de solidariedade e de cooperação entre nós. Com estas celebrações – sob a presidência cabo-verdiana e o lema “A Cultura, as Pessoas e os Oceanos” – fechamos, assim, um ciclo de 3 anos que se revestiu de grande significado para o nosso país.

Fiel à bandeira “as pessoas em primeiro lugar” e num quadro de valorização contínua da Cultura, Cabo Verde definiu como uma das grandes prioridades da sua presidência a consecução do Acordo de Mobilidade. Hoje, este ambicioso e importante instrumento é já uma realidade, tendo sido aprovado a 9 de Dezembro último pelo Conselho de Ministros da CPLP e prevendo-se a sua assinatura por ocasião da Cimeira de Luanda, em Angola, altura em que Cabo Verde passará a presidência da CPLP a esse país irmão.

Não resisto, mais uma vez, evocar as sábias palavras do Primeiro-Ministro de Cabo Verde na sessão de apresentação das linhas mestras da presidência cabo-verdiana: “As Pessoas porque elas são a razão de ser do nosso trabalho; “A Cultura porque tendo como esteio a Língua Portuguesa enquanto elemento aglutinador, se apresenta de forma multifacetada, mas muito nossa; “Os Oceanos, que não mais nos separam e ao nos unirem oferecem novas oportunidades…”

José Filomeno de Carvalho Dias Monteiro, Embaixador de Cabo Verde

Designação Oficial: República de Cabo Verde
Capital: Cidade da Praia
Outras cidades importantes: Mindelo, Assomada, S. Filipe
Data da actual Constituição: 25 de Setembro de 1992. Foi revista em Julho de 1999
Língua: A língua oficial é o Português, utilizando-se localmente o Crioulo

EMBAIXADA EM BRUXELAS

Embaixada da Republica de Cabo Verde na Bélgica/Ambassade de la République de Cabo Verde en Belgique

E-MAIL: emb.caboverde@skynet.be  
GSM: +32 (0) 479 200 873
FAX: +32 (0) 2 646 33 85
TEL: +32 (0)2 643 62 70/
END: Avenue Jeanne, 29 – 1050 Bruxelles – Belgique
WEBSITE:  www.embcv.be